sexta-feira, 21 de setembro de 2007

The Cranberries


The Cranberries foi uma banda de rock alternativo irlandesa que ganhou notoriedade durante a década de 1990. A banda encerrou suas atividades temporariamente em 2003.

Membros:
  • Michael (Mike) Hogan (nascido em 29 de abril de 1973) é o baixista.
  • Noel Anthony Hogan (nascido em 25 de dezembro de 1971), irmão de Mike, é o guitarrista.
  • Fergal Patrick Lawler nasceu em Parteen, Irlanda (próximo à Limerick), em 4 de março de 1971. Desde 16 de abril de 1997 tem estado casado com Laurie Guerin. É o baterista.
  • Dolores Mary Eileen O'Riordan Burton (nascida em 6 de setembro de 1971) é a vocalista, tecladista e guitarrista secundária da banda. É casada com Don Burton e tem três filhos: Taylor, Molly e Dakota Rain.
História:

Noel e Mike Hogan, dois irmãos de Limerick, idealizaram a banda em 1989 e a formam com o baterista Fergal Lawler em 1990. O nome original era The Cranberry Saw Us, o saw us fazendo um trocadilho com sauce, molho em inglês(vale lembrar que cranberry é fruta típica da ilha irlandesa). Dolores O'Riordan fez o teste e ganhou o papel de vocalista principal, compondo a letra de "Linger". Sua voz é um elemento importante da sonoridade da banda.
Sua fita demo feita em casa teve bom resultado localmente e banda logo gravou uma fita demo que ganhou muito interesse popular e da crítica. Após uma variedade de ofertas de gravadoras, decidiram assinar com a Island Records. Após um single inicial de pouco sucesso, abandonaram seu empresário. Seu segundo single, "Linger", e álbum de estréia, Everybody Else Is Doing It, So Why Can't We?, tornou-se um grande sucesso nos Estados Unidos e logo depois no Reino Unido. O single "Dreams" também tornou-se um sucesso, alcançando a 14ª posição nas paradas dos EUA.

Metade da década de 1990:
Em 1994, O'Riordan casou-se com Don Burton, o gerente de turnê da banda. A posição de O'Riordan como líder da banda estava causando tensões dentro do grupo enquanto gravavam No Need to Argue, outro álbum de sucesso que incluía "Zombie", um protesto sobre a violência entre extremistas protestantes e católicos na Irlanda do Norte na época do conflito norte-irlandês [1]. O álbum trouxe à banda imensa popularidade na Europa e EUA.
No meio de boatos sobre a iminente saída de O'Riodan da banda, o álbum To the Faithful Departed foi lançado, que vendeu bem apesar da crítica não ter gostado e também não atingiu o mesmo sucesso do álbum anterior. Nos próximos anos, a banda cancelou uma grande turnê programada e boatos de uma separação surgiram novamente. Eles lançaram Bury the Hatchet, com opiniões variadas da crítica, em 1999.
Em 2001, lançaram Wake Up and Smell the Coffee recebendo opiniões como "a magia está de volta". O álbum estreou na 46ª posição nas paradas dos EUA. A banda parecia estar de volta.
Uma coletânea de grandes sucessos, Stars - The Best of 1992-2002 foi lançada em 2002, junto de um DVD com os videoclipes da banda.

Pausa:
No entanto, em 2003 a banda anunciou que iria tomar algum tempo para suas carreiras individuais. Mais cedo naquele ano, O'Riordan tinha cantado a canção principal do filme A Paixão de Cristo, "Ave Maria", e tinha até composto uma canção para o filme Evilenko. O novo projeto de Noel Hogan é Mono Band.



1993 - Everybody Else is Doing it, So Why Can't We?
download


1994 - Noo Need to Argue
download parte 1
download parte 2


1996 - To The Faithful Departed
download


1999 - Bury the Hatchet
download parte 1
download parte 2


2001 - Wake Up and Smell the Coffee
download


2002 - Stars - The Best Of 1992-2002
download parte 1
download parte 2





Pop. Sim. E daí? Dolores é M A R A V I L H O S A em todos os aspectos. A banda é ótima. Pra quem conhece apenas Zombie uma mensagem: essa tá longe (muito longe) de ser a melhor música deles.

Curtição garantida. Música de ótima qualidade, de uma banda que não está mais na ativa infelizmente... Com tantas porcarias aparecendo dia a dia... Os bons se vão...


Senha para todos os álbuns: lagrimapsicodelica


Abraços!

Álbuns dessa maravilhosa banda à venda Aqui
Página oficial da banda The Cranberries
Página com todas as minhas postagens Aqui
Dúvidas, questões, reclamações... Aqui

Um comentário:

Dio disse...

Valeu Abaddon, vou degustar um pouco de Cranberries agora.

Forte abraço!!

Dione

Sign by Dealighted - Coupons & Discount Shopping