Peter Gabriel (13 de fevereiro de 1950, Chobham, Surrey, Inglaterra) é um músico do Reino Unido, um dos artistas representantes da World Music, assim como um dos seus principais incentivadores. Apesar disso, sua carreira está intimamente relacionada ao pop. Tornou-se famoso por ser o vocalista, flautista e líder da banda de rock pro
gressivo Genesis, partindo posteriormente para uma bem sucedida carreira solo. Peter também é envolvido em diversas causas humanitárias.
Gabriel recusou entitular seus quatro primeiro álbuns solo (todos são chamados Peter Gabriel, com somente a arte da capa diferente), já que gostaria que eles fossem considerados o mesmo trabalho; posteriormente foram diferenciados através de uma numeração e pelo conteúdo da capa, na ordem I - Car, II - Scratch, III - Melt e IV - Security. Para os outros álbuns Peter continuou usando títulos curtos, como So, Us e Up. Os quatro primeiro álbuns foram produzidos entre 1976 e 1977 com o produtor Bob Ezrin. Seu primeiro sucesso foi o compacto "Solsbury Hill", uma peça auto-biográfica expressando seus pensamentos ao sair do Genesis. Gabriel trabalhou com o guitarrista Robert Fripp (do King Crimson) como produtor em seu segundo LP solo, de 1978. Esse álbum era mais obscuro e experimental, e não trouxe hits.
O terceiro álbum, lançado em 1980, trouxe a colaboração com Steve Lillywhite, que também prod

Sessões de gravação entre 1981 e 1982 com

Gabriel realizou turnês para cada um dos álbuns, continuando as apresentações dramáticas da época do Genesis, envolvendo preparações no palco, faces distorcidas por espelhos e maquilagem não usual. Para uma das turnês, toda sua banda raspou a cabeça. A turnê de 1982 e 1983 incluía uma sessão de abertura com David Bowie, confundido por alguns com Gabriel pela maquilagem, sobrepondo Bowie no auge de sua popularidade. As gravações dessa turnê foram lançadas com o álbum ao vivo Plays Live.
Apesar de sucesso comercial e com a crítica nos álbuns anteriores, sua maior popularidade foi atingida em 1986 com So, com canções como "Sledgehammer", "Big Time" e "In Your Eyes". O álbum foi co-produzido por Daniel Lanois, também conhecido por seu trabalho no U2.
A canção "Sledgehammer" foi acompanhada por um videoclipe inovador, que ganhou diversos pr

Em 1989 o cantor lançou Passion, a trilha sonora do filme de Martin Scorsese The Last Temptation of Christ. Muitos consideraram o álbum como o auge de seu trabalho na world music, e com esse álbum Gabriel ganhou seu primeiro Grammy.
Em seguida foi lançado Us in (1992) (também co-produzido por

Após uma grande parada para outros projetos, Gabriel lançou OVO em 2000 e Long Walk Home, trilha sonora para o filme Rabbit-Proof Fence que ganhou o Globo de Ouro. Em setembro de 2002 foi lançado Up, seu primeiro álbum de estúdio na década, produzido por ele próprio e com menos sucesso comercial.
1977 - I
download
1978 - II
download
1980 - III
download
1982 - IV
download
1983 - Plays Live
download
1985 - Birdy
download
1986 - So
download
1989 - Passion
download
1992 - Us
download
2000 - Ovo
download
2002 - Up
download

1978 - II

1980 - III

1982 - IV

1983 - Plays Live

1985 - Birdy

1986 - So

1989 - Passion

1992 - Us

2000 - Ovo

2002 - Up

senha para todos os álbuns: lagrimapsicodelica
Biografia obtida no Wikipedia.org
3 comentários:
Grandioso post!
Muchas gracias!
Peter Gabriel é uma figura legendário no rock. Poucos foram tão malucos como ele. Apesar de eu gostar muito do seu vocal, penso que sua voz destoava da instrumentação do Genesis: quatro instrumentistas sérios, refinados e um vocalista louco! Peter é tão maluco que, mesmo tendo boa aparência, preferia aparecer bem escroto, às vezes se assemelhando até a um dos "Três Patetas". Tenho o primeiro e terceiro vinis dele. Depois disso, penso que sua música ficou muito comercial e africanizada demais!
Ele não é meu preferido... mas tenho que concordar que o Genesis sem ele não é o mesmo Genesis... ele é brilhante.
Obrigado pelos comentários Roderick e dmqf.
Vocês são sempre bem-vindos.
Abraços!
Postar um comentário