quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Budgie - discografia


Por Marcos Antônio Machado da Cruz

Power-trio formado em 1968 em Cardiff (Inglaterra) por Burke Shelley (baixo, vocais), Tony Bourge (guitarra) e Ray Phillips (bateria). Após rodarem p
or um bom tempo, assinam um contrato com a RCA e lançam seu primeiro disco intitulado simplesmente "Budgie", gravado ao vivo (sem overdubs) e com uma produção bem pobre (oito canais), à cargo de Rodger Bain (produtor entre outros, dos primeiros discos do Black Sabbath). Apesar disso, um ótimo começo.

Em 1972 com uma produção melhorada gravam seu segundo disco, "Squawk", na mesma linha do primeiro, porém com uma produção bem melhorada, o que contribuiu para acentuar ainda mais a característica melódica da banda. Neste disco passam a contar com a arte de Roger Dean (autor das famosas capas dos discos do Yes). Curiosamente este disco chegou à sair no Brasil em 1973 pela Continental!


E
m 1973 lançam sua obra-prima, "Never Turn Your Back On A Friend". O que vinha sendo apenas insinuado então se confirma, longas e pesadas (para a época) faixas entremeadas de interlúdios extremamente melódicos, aliados à instrumentação afiada dos três membros, e o vocal extremamente peculiar de Burke (estranhíssimo de início, lembra um pouco o Geddy Lee) fazem deste play "discoteca básica" de qualquer coleção de hard-rock que se preze! É deste disco que temos a versão original de "Breadfan" coverizada bem mais tarde pelo Metallica.

Mas nem tudo eram flores, após esse disco desentendimentos internos culminam com a saída de Ray, entrando em seu lugar Pete Boot; porém o estilo da banda permaneceu praticamente o mesmo, já que Ray e Pete tinham estilos bem semelhantes. Então lançam mais um excelente disco, "In For The Kill", que possui outra faixa coverizada pelo Metallica (Crash Course In Brain Surgery). Porém Steve não aguentou o pique da banda e acabou saindo, dando lugar à outro baterista egresso de uma obscura banda inglesa da década de 70 chamada Sand, de nome Steve Williams. Com essa formação gravam mais três bons discos: "Bandolier", "If I Were Britannia I’d Waive The Rules" e "Impeckable". Neste último excursionam com um guitarrista à mais, Myf Isaac – a foto da abertura é justamente desta formação.

No início de 1978 as coisas não estavam nada boas entre os membros da banda, pois as vendas dos últimos discos não vinham sendo boas, além do fato de não
estarem conseguindo agendar muitos shows, o que acabou culminando na saída de Tony Bourge. Porém o único membro original (Burke) não desistiu, e em 1980 resolveu retomar a banda chamando para a guitarra John Thomas, recém saído da George Hatcher Band. Lançam inicialmente um EP com quatro faixas ("If Swallowed Do Not Induce Vomiting") e no mesmo ano um LP ("Power Supply"). Ainda lançam mais dois discos ("Night Flight" e "Deliver Us From Evil"), abrem shows para o Blizzard (do Ozzy Osbourne) e são chamados para serem headliners do Reading Festival em 1982.

Porém após este breve e triunfal retorno, acabam caindo de novo no ostracismo, o que acabou resultando no fim da banda em 1987.

Em 1982 Bourge e Phillips juntamente com Ian Hornsby (vocal) e Tom Prince (baixo) formam o Tredegar, porém só conseguem gravar um disco homônimo em 1985 com a formação alterada para Bourge, Phillips, Fish, Russ North (vocal), contando ainda com um segundo guitarrista chamado Andy Wood. Porém em 1988 a banda se desfaz. No início da década de 90 Phillips resolve formar o Six Ton Budgie (curiosamente este foi o nome com o qual começaram em 1968!) juntamente com Prince no baixo e Justin Phillips (filho de Ray!) nas guitarras.

Até o presente momento lançaram dois bons discos: "Umplucked" de 1995 e "Ornithology vol.1" de 1996. Em ambos discos além de faixas inéditas ainda trazem diversas covers de faixas da época áurea do Budgie. Em 1994 temos uma coletânea um tanto quanto pitoresca chamada "Budgie and Beyound", com faixas de projetos paralelos e bandas correlatas ao Budgie, à saber: Bombshell, Freez e Titus Oats, além de faixas com o Tredegar e o Six Ton Budgie.

Em 1996 sai uma coletânea em cd duplo da banda chamada "An Ecstasy Of Fumbling" contendo duas faixas inéditas ao vivo, extraídas do Reading Festival 1982. Porém só em 1998 são editados finalmente não apenas um, mas dois cds (oficiais) ao vivo da banda: o primeiro é o "We Came, We Saw" que contém duas apresentações no Reading Festival, uma de 1980 outra de 1982. Depois veio o "Heavier Than Air – Rare Eggs" que contém trechos de apresentações com todas as diferentes formações do Budgie. Traz desde apresentações para a BBC em 1972 até uma show completo de 1978!

Desfrutando de grande popularidade no Texas, um pouco graças ao legendário promotor musical, o DJ e empresário do ramo de restaurantes, Jo
e "The Godfather" ou "Mr. Pizza" Anthony na rádio KMAC/KISS da década de 1970, a banda se reuniu para apresentações em 1995, 1996 e 2000 nos festivais ao ar-livre 'La Semana Alegre' em San Antonio, Texas. Eles excursionaram de 2002 a 2006, principalmente pelo Reino Unido, pelas regiões de Nova York/Nova Jérsei, Dallas e realizaram algumas apresentações na Europa incluindo o Festival do Rock da Suécia e um retorno à Polônia pós-comunista. Budgie gravou um novo álbum intitulado You're All Living In Cuckooland, que foi lançado no Reino Unido no dia 7 de novembro de 2006.


1971 - Budgiedownload parte 1
download parte 2


1972 - Squawkdownload


1973 - Never Turn Your Back On A Frienddownload


1974 - In For The Kill
download


1975 - Bandolierdownload


1976 - If I Were Brittania I'd Wave The Rulesdownload


1978 - Impeckabledownload


1980 - Power Supply
download


1981 - Nightflightdownload


1982 - Deliver Us From Evildownload


1998 - Heavier Than Airdownload disco 1 parte 1
download disco 1 parte 2
download disco 2 parte 1
download disco 2 parte 2


1998 - We Came, We Saw
download parte 1
download parte 2


2006 - You're All Living In Cuckooland
download parte 1
download parte 2



senha para todos os álbuns: lagrimapsicodelica


Página oficial da banda Budgie
Discografia completa à venda no
Amazon.com

Nenhum comentário:

Sign by Dealighted - Coupons & Discount Shopping