quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Peter Gabriel

Peter Gabriel (13 de fevereiro de 1950, Chobham, Surrey, Inglaterra) é um músico do Reino Unido, um dos artistas representantes da World Music, assim como um dos seus principais incentivadores. Apesar disso, sua carreira está intimamente relacionada ao pop. Tornou-se famoso por ser o vocalista, flautista e líder da banda de rock progressivo Genesis, partindo posteriormente para uma bem sucedida carreira solo. Peter também é envolvido em diversas causas humanitárias.

Gabriel recusou entitular seus quatro primeiro álbuns solo (todos são chamados Peter Gabriel, com somente a arte da capa diferente), já que gostaria que eles fossem considerados o mesmo trabalho; posteriormente foram diferenciados através de uma numeração e pelo conteúdo da capa, na ordem I - Car, II - Scratch, III - Melt e IV - Security. Para os outros álbuns Peter continuou usando títulos curtos, como So, Us e Up. Os quatro primeiro álbuns foram produzidos entre 1976 e 1977 com o produtor Bob Ezrin. Seu primeiro sucesso foi o compacto "Solsbury Hill", uma peça auto-biográfica expressando seus pensamentos ao sair do Genesis. Gabriel trabalhou com o guitarrista Robert Fripp (do King Crimson) como produtor em seu segundo LP solo, de 1978. Esse álbum era mais obscuro e experimental, e não trouxe hits.

O terceiro álbum, lançado em 1980, trouxe a colaboração com Steve Lillywhite, que também produziu os primeiros álbuns do U2. É notável pelos compactos "Games Without Frontiers" e "Biko" pelo novo interesse de Gabriel pela world music (especialmente na percussão), e pela grande produção, que fez uso extenso de truques de gravação e efeitos de som.

Sessões de gravação entre 1981 e 1982 com o produtor David Lord acabaram resultando no quarto LP, Security, cuja produção teve mais responsabilidade do cantor. Apesar do som peculiar e dos temas motivados pelo distúrbio, o álbum foi bem sucedido e teve um compacto de sucesso, "Shock the Monkey", que também tornou-se um videoclipe inovador.

Gabriel realizou turnês para cada um dos álbuns, continuando as apresentações dramáticas da época do Genesis, envolvendo preparações no palco, faces distorcidas por espelhos e maquilagem não usual. Para uma das turnês, toda sua banda raspou a cabeça. A turnê de 1982 e 1983 incluía uma sessão de abertura com David Bowie, confundido por alguns com Gabriel pela maquilagem, sobrepondo Bowie no auge de sua popularidade. As gravações dessa turnê foram lançadas com o álbum ao vivo Plays Live.

Apesar de sucesso comercial e com a crítica nos álbuns anteriores, sua maior popularidade foi atingida em 1986 com So, com canções como "Sledgehammer", "Big Time" e "In Your Eyes". O álbum foi co-produzido por Daniel Lanois, também conhecido por seu trabalho no U2.

A canção "Sledgehammer" foi acompanhada por um videoclipe inovador, que ganhou diversos prêmios no MTV Music Video Awards de 1987, e estabeleceu um novo padrão para a arte na indústria de videoclipes. O mesmo aconteceu para "Big Time", um videoclipe feito em animação com diversos efeitos especiais. Peter apoiou bastante a Anistia Internacional nessa época. "Sledgehammer" também apareceu na trilha internacional da novela Roda de Fogo em 1986.

Em 1989 o cantor lançou Passion, a trilha sonora do filme de Martin Scorsese The Last Temptation of Christ. Muitos consideraram o álbum como o auge de seu trabalho na world music, e com esse álbum Gabriel ganhou seu primeiro Grammy.

Em seguida foi lançado Us in (1992) (também co-produzido por Daniel Lanois), um álbum no qual foi explorado problemas pessoais recentes; seu fracasso no primeiro casamente, se relacionamento com a atriz Rosanna Arquette e a crescente distância com a primeira filha. A introspecção de Gabriel nesse álbum pode ser vista no videoclipe do primeiro compacto, "Digging in the Dirt", com o artista coberto de minhocas. Seus problemas com a filha foram explorados em "Come Talk To Me", que tinha vocal de apoio por Sinéad O'Connor. O'Connor também cantou em "Blood of Eden", o terceiro compacto do álbum. Logo após foi lançado o CD duplo Secret World Live (1994). Gabriel ganhou outros três Grammys por seus videoclipes.

Após uma grande parada para outros projetos, Gabriel lançou OVO em 2000 e Long Walk Home, trilha sonora para o filme Rabbit-Proof Fence que ganhou o Globo de Ouro. Em setembro de 2002 foi lançado Up, seu primeiro álbum de estúdio na década, produzido por ele próprio e com menos sucesso comercial.




1977 - Idownload


1978 - IIdownload


1980 - IIIdownload


1982 - IV
download


1983 - Plays Livedownload


1985 - Birdydownload


1986 - Sodownload


1989 - Passiondownload


1992 - Usdownload


2000 - Ovodownload


2002 - Updownload




senha para todos os álbuns: lagrimapsicodelica



Biografia obtida no Wikipedia.org

3 comentários:

Amadeus disse...

Grandioso post!

Muchas gracias!

Roderick Verden disse...

Peter Gabriel é uma figura legendário no rock. Poucos foram tão malucos como ele. Apesar de eu gostar muito do seu vocal, penso que sua voz destoava da instrumentação do Genesis: quatro instrumentistas sérios, refinados e um vocalista louco! Peter é tão maluco que, mesmo tendo boa aparência, preferia aparecer bem escroto, às vezes se assemelhando até a um dos "Três Patetas". Tenho o primeiro e terceiro vinis dele. Depois disso, penso que sua música ficou muito comercial e africanizada demais!

ABADDON disse...

Ele não é meu preferido... mas tenho que concordar que o Genesis sem ele não é o mesmo Genesis... ele é brilhante.

Obrigado pelos comentários Roderick e dmqf.

Vocês são sempre bem-vindos.

Abraços!

Sign by Dealighted - Coupons & Discount Shopping