quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Premiata Forneria Marconi


Para aqueles que não sabem, a Itália foi um dos países que mais geraram bandas e excelentes álbuns durante o auge do rock progressivo, entre os anos 1971 e 1977. Grandes nomes como Área, Moseo Rosenbach, Banco, Dalton, Le Orme e Premiata Forneria Marconi brindaram o rock com alguns dos grandes álbuns desta época, rivalizando num altíssimo nível com as grandes bandas inglesas do mesmo período, nomes como Yes, Emerson Lake and Palmer e principalmente King Krimson.

Apesar da extensa lista, o PFM acabou se tornando o grande nome mundial do progressivo italiano. Formado em 1970, oriundo da banda Krel, o PFM já começou bem, abrindo shows italianos do grande (na época) Yes, que acabava de lançar seu terceiro álbum, Yes Álbum.

O primeiro álbum dos italianos, Storia di un Minuto já mostra a qualidade da banda. Cantado em italiano, o disco traz sete canções, todas de excelente qualidade, cujo estilo está muito próximo do progressivo do então famoso King Crimson de Robert Fripp, Peter Sienfield e futuramente de Bill Bruford. A formação clássica do Premiata Forneria Marconi contava com Mauro Pagani (flauta, violino e voz), Flavio Premoli (teclados, voz), Franco Mussida (guitarra e voz), Giorgio Piazza (baixo e voz).

Per um Amico foi o segundo álbum do quarteto, lançado no início de 1972. Contendo cinco canções, o álbum mantém a qualidade da estréia, trazendo músicas como Geraneo e Il Banchetto. Já em 1973 e com a admiração e ajuda de Peter Sienfield, o PFM lançou Photo of Ghosts. Este disco tinha o objetivo de conquistar os mercados americanos e inglês. O álbum trazia as músicas dos dois primeiros discos em inglês.

Na seqüência, outro fato inusitado: o quarto álbum, chamado L’Isola de Niente foi lançado em duas versões: uma em italiano e outra em inglês, com o título vertido para The World Became the World. Novamente o disco foi um tremendo sucesso. A faixa Just Look Away tornou-se um dos grandes sucessos do PFM.

Em agosto de 1974, finalmente, o PFM conquistou o mercado americano. O disco Live in USA, gravado no Central Park em Nova York, torna-se um sucesso mundial. Para confundir os fãs, um disco idêntico foi lançado com o nome de Cook, com outra capa, porém mesmo conteúdo. Vale lembrar que Live in USA foi lançado no Brasil pela RCA Vitor.

Já 1975 foi o ano de Chocolate KIngs, álbum com letras em inglês e desta vez composta pelos próprios integrantes. Este também foi lançado por aqui pela mesma RCA Vitor (aquela do selinho laranja). A partir de 1977, com a saída de Mauro Pagani, o PFM perde parte de sua força, e apesar de ainda lançar o bom Jet Leg, a banda já não é a mesma. A partir deste momento, novas mudanças foram feitas no grupo e desde então o PFM partiu para um estilo mais jazz rock, na linha de bandas como Área, Arti Mastieri entre outras.

Após esse período, a banda sumiu um pouco do mapa, mas voltou com força total nos final dos anos 90, reagrupando sua formação original e prometendo grandes shows e álbuns. Na seqüência vieram os discos Ulisses e Serendipity, que surpreenderam em resgatar as qualidades e sonoridades dos bons tempos.

Para os brasileiros que gostam do Renato Russo e da Legião Urbana, uma lembrança: o disco do vocalista com músicas em italiano contém uma faixa do PFM chamada Dolcissima Maria, original do álbum L’Isola di Niente. Em 2002 foi lançado o DVD Live in Japan, sendo um dos discos mais vendidos na Europa e Japão.



1972 - Storia Di Un Minuto
download


1972 - Per Un Amico
download


1973 - Photos Of Ghosts
download


1974 - L'isola Di Niente
download


1974 - Live In U.S.A
download


1974 - The World Became the World
download


1975 - Chocolate Kings
download


1977 - Jet Lag
download


1978 - Passpartù
download


1979 - Fabrizio De Andrè In Concerto Vol 1
download


1980 - Fabrizio De Andrè In Concerto Vol 2
download


1980 - Suonare Suonare
download


1981 - Come Ti Va In Riva Alla Città
download


1987 - Miss Baker
download


1994 - Story
download parte 1
download parte 2


1997 - Ulisse
download


1999 - www.pfmpfm.it
download disco 1
download disco 2


2000 - Serendipity
download


2002 - Live In Japan
download disco 1 parte 1
download disco 1 parte 2
download disco 2 parte 1
download disco 2 parte 2


2005 - Dracula
download parte 1
download parte 2


2005 - Piazza Del Campo - Mauro Pagani & PFM
download parte 1
download parte 2


2006 - Stati di Immaginazione
download parte 1
download parte 2


Grande abraço a todos!


Senha para todos os álbuns: lagrimapsicodelica


Página Oficial da Banda Premiata Forneria Marconi
Biografia obtida no Site Scream & Yell
Dúvidas, sugestões ou reclamações Aqui

Um comentário:

Eduardo Martins disse...

saudações!!
os links do premiata forneria estão todos expirados ou inválidos!

parabens pelo blog!
abraços!

Sign by Dealighted - Coupons & Discount Shopping